Coordenador : Selma Rodrigues de Castilho
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389102.2199.49754.21022023
Departamento/Setor: MAF
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Usuários de medicamentos de Niterói e adjacências, bem como profissionais de saúde desta mesma região. O quantitativo estimado tomou por base o perfil dos seguidores do projeto no Instagram, o histórico de participação de estudantes nas ações de educação nas escolas, bem como o volume de solicitações de informação sobre medicamentos recebidas nos últimos anos.
Local de atuação: Faculdade de Farmácia da UFF Rua Mário Vianna, 523 - Santa Rosa - Niterói
Objetivo
Desenvolvimento de estratégias para disseminação de informação técnica sobre medicamentos, visando seu uso racional (publicações periódicas no instagram. preparação de boletins e sua difusão na página do projeto, preparação de banneres e folhetos para utilização em Campanhas envolvendo o Uso racional de Medicamentos junto á população). Formação de recursos humanos na área de informação sobre medicamentos (através de aula na disciplina de Introdução às Ciências Farmacêuticas, bolsa de extensão, interação com alunos de pós-graduação stricto sensu, entre outros) Cooperação técnica com os demais CIM do país, através da participação na Rede Brasileira de Centros de Informação sobre Medicamentos -REBRACIM Ações de farmacoepidemiologia, de monitoração de propaganda e da informação veiculada na internet e em redes sociais (com a participação tanto de alunos de graduação quanto de alunos de pós-graduação). Ações de educação em saúde (Realização de, pelo menos, 2 campanhas junto á população, realização de, pelo menos, 3 atividades em escolas públicas de Niterói).
Resumo
A meta principal de um Centro de Informação sobre Medicmaentos (CIM) é a promoção do uso racional dos medicamentos. Para alcançar esta meta, a informação prestada deve ser objetiva, imparcial, imune a pressões políticas e econômicas. Ademais, como em muitos casos está em jogo a orientação para a situação clínica de um paciente, a informação deve ser fornecida com agilidade, em tempo hábil para sua utilização em cada caso(WHO, 1985). O Centro de Apoio a Terapia Racional pela Informação sobre Medicamentos (CEATRIM) é o CIM da UFF e tem como objetivo não apenas a disseminação de informação técnica de qualidade aos profissionais de saúde e usuários de medicamentos, mas também desenvolver atividades de farmacoepidemiologia, em especial da farmacovigilância, e de educação em saúde. Desde a sua efetiva implementação, em 1999, o CEATRIM vem atuando em grandes áreas: Ações de Ensino-aprendizagem, Produção e Disseminação de Informação e conhecimento técnico-científico sobre medicamentos e Farmacoepidemiologia. Em 2010, com a criação da Rede Brasileira de Centros de Informação sobre Medicamentos - REBRACIM, o Ceatrim se tornou um de seus integrantes. Desde 2021, o CEATRIM vem utilizando também a rede social Instagram para a divulgação de informações relacionadas ao uso racional de medicamentos.